A influência da lua nas Marés e na Pesca

27, abril, 2009
 



Estudos comprovam que a lua exerce uma forte influência sobre os mares e rios do planeta. Tanto que a influência nas marés é o único efeito lunar comprovado cientificamente.

A interferência da lua no mar é consequência da força da gravidade que a lua exerce sobre o planeta.

Quando a lua está cheia ou nova, a força da gravidade é maior, fazendo com que a água suba e desca com mais violência. Nas luas crescente e minguante, a força gravitacional se anula com o ângulo reto, fazendo com que as marés fiquem mais baixas.

Pescadores ficam sempre de olho no calendário lunar, para avaliar, além do efeito das marés, o efeito na pesca, que também está relacionada com as fases da lua.

Em épocas de Lua Nova, a baixa luminosidade faz com que os peixes fiquem mais submersos, dificultando a pesca. Na Lua Crescente, a luminosidade ainda é pequena, portanto poucos peixes ficam na superfície. Estes dois períodos não são muito bons para a pesca.

Durante a Lua Cheia, com a luminosidade mais intensa, os peixes se atraem pela luz e ficam na superfície, facilitando a pesca. Na Lua Minguante os peixes ainda estão na superfície, poia ainda resta um pouco de luminosidade, ainda sendo possível realizar boas pescas.

Portanto, antes de ir pescar é bom dar uma olhadinha na fase da lua, para a sua pescaria ser mais produtiva.

Receba novidades deste site e concorra a muitos prêmios:

  




Fases da Lua, Lua

  1. nayara
    7, novembro, 2009 em 08:28 | #1

    gostei da materia…mas acredito que dá para enriquecê- lo

  2. luisa
    9, março, 2010 em 21:39 | #2

    podia acresentar mais por ex: A lua é principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.

  3. 10, março, 2010 em 10:48 | #3

    gostei da materia e as mares sao diferentes das das ondas das praias…

  4. 19, junho, 2010 em 17:24 | #4

    ñ esta explicando muito bem

  5. 3, novembro, 2010 em 10:58 | #5

    eu achei isso muito maneiro

  6. ingrid soares
    19, abril, 2011 em 14:47 | #6

    eu te amo jose guilherme!!!! te amo meu lindo gostoso meu tesao

  7. julia
    30, setembro, 2011 em 09:21 | #7

    valeu,muito obrigado mesmo trabalhoooooo chato de ciennnncias ajudo muito mesmo

  1. Nenhum trackback ainda.