A lenda dos Devas, Asuras e o néctar da imortalidade



  

Segundo a tradição Hindu, os devas (deuses) e asuras (demônios) receberam o soma, que é o néctar da imortalidade que concede a imortalidade a quem o toma, porém, este só tem efeito se o líquido for oferecido a outro ser e, se ingerido por ele mesmo, perde o poder da imortalidade. Portanto, os asuras, que eram incapazes de ceder o néctar aos devas, não se beneficiaram com o néctar. Já os devas, pela grande generosidade e compaixão que tinham em seus corações, conseguiram se beneficiar com o néctar.





Este fato traz o ensinamento de que o néctar sozinho não nos liberta do samsara, que é o ciclo do nascimento e mortes. Os demônios tiveram acesso ao líquido, mas foram incapazes de conseguir o benefício, pois não possuiam amor, generosidade e compaixão e foi justamente o ato generoso, compassivo e amoroso de oferecer o néctar aos outros que os deuses conseguiram se tornar imortais.

São as nossas virtudes que nos tornam imortais. Todos têm acesso ao néctar e é o uso correto dele que nos dirá se nos tornaremos deuses ou demônios. Depende das nossas escolhas, das renúncias e das nossas doações. O segredo está dentro do nosso coração.



1 comentário em “A lenda dos Devas, Asuras e o néctar da imortalidade

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *