Cafeomancia – Leitura da borra do café



  

A cafeomancia tem origem árabe, inspirada por técnicas chinesas de previsões (teimancia – leitura em folhas de chá). Os Sumérios praticavam suas leituras pelas cortes dos grandes czares e disseminaram essa técnica após a percepção aguçada sobre desenhos formados nas xícaras após tomarem seu café, que interpretadas, poderiam prever o futuro ou descobrir traições.

No século XVIII a Europa adotou o método, sendo a França o primeiro país a utilizá-la, e logo, tendo uma rápida disseminação mundo afora.

Para a leitura é necessário pó de café, açúcar, uma xícara e um pires branco. Todos os ingredientes são fervidos juntos, deixando descansar por alguns minutos. O café deve ser bebido lentamente, enquanto se mentaliza a pergunta. Logo o pires serve como uma tampa sobre a xícara, que deve ser virada rapidamente. Mais alguns minutos devem ser aguardados para o inicio da leitura, que precisa ser feita em sentido horário (da esquerda para direita), iniciando a interpretação pelas laterais da xícara e terminando pela a leitura do fundo.

A leitura da borra de café exige imaginação, sensibilidade e uma profunda criatividade para compreender os desenhos formados na xícara, que podem retratar tempo (anos, meses, dias e épocas), assim como situações variadas, como: mortes, negócios, traições e bons agouros.

Ainda hoje esta forma de oráculo é passada de geração em geração pelos turcos, onde as mulheres vêm na xícara 'suja' de seus filhos e maridos os acontecimentos futuros e atitudes do presente fora de suas casas; e em alguns países da África, como um acertativo método de negociação.





O povo cigano considera que é uma forma de indicar caminhos e revelar segredos, e utiliza de maneira natural, para diversas situações que incluem decisões importantes para o clã.

Não podemos nunca nos esquecer que a miscigenação de culturas ao passar dos séculos só agregou mais importância e valores a este método de leitura, que é tido, ainda nos dias de hoje para muitos povos, como um meio seguro de escolhas.

Não é apenas  uma previsão, e sim uma brecha entre o nosso mundo e o mundo oculto, e esta, como todas as crenças, deve ser respeitada.

Por Ivi



2 comentários em “Cafeomancia – Leitura da borra do café

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *