Entenda as diferenças entre Karma e Dharma (Carma e Darma)



  

Muitos confundem karma com dharma, porém, estas duas palavras possuem significados totalmente opostos. Trata-se de duas categorais de lei: a Lei Universal (Karma) e a Lei Humana (Dharma). 

O Dharma sujeita-se ao tempo e ao espaço e o Karma está além do tempo e do espaço.  Dharma depende dos costumes de um povo, de uma lei moral, das normas de uma região, de um grupo cultural que mudam através do tempo e da época. Pode ser considerado como o Caminho para a Vrade Superior. É a base das filosofias, crenças e práticas que tiveram origem na índia. 





Karma é uma lei natural, como a lei da gravidade. Uma lei de causa e efeito. Comparando-a com a lei da gravidade: se você cuspir para sima ele cairá em seu rosto. Tudo o que falamos, fazemos, sentimos ou pensamos gera karma. Temos que saber identificá-los para poder enfrentá-los com sabedoria. 

Existem três tipos de Karma: passivo, potencial e manifestado. Todos temos domínio sobre os doius primeiros, ou seja, temos total contole sobre dois terços do nosso destino. Já o Karma manifestado não conseguimos dominá-lo. 

Se conhecermos bem os mecanismos que regem o dharma e o karma em nossas vida, podemos dominar boa parte do nosso destino. O karma pode ser defnido como um destino maleável, que podemos modificar a cada minuto de acordo com as nossas ações, palavras e pensamentos. Portanto, estamos o tempo todo construindo o nosso futuro imediato e distante.



1 comentário em “Entenda as diferenças entre Karma e Dharma (Carma e Darma)

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *