Os orientais antigos, utilizavam os cinco elementos encontrados na natureza para simbolizar as atitudes das pessoas, comportamentos e os fenômenos da natureza. Os elementos foram correspondidos os cinco planetas do Sistema Solar que podemos ver a olho nu e, assim ficou classificado: Mercúrio (água), Vênus (metal), Marte (fogo), Júpter (madeira) e Saturno (terra).

Cada um Doze signos do horóscopo chinês é regido por um destes planetas, e, consequentemente, recebe influencias dos elementos da natureza:

Metal: pessoas regidas por este elemento são perseverantes, resistentes, auto-confiantes, obstinados, inflexíveis e possuem uma garnde capacidade de tomar decisões.

Água: são pessoas intuitivas, pacíficas, dependentes e possuem capacidade de persuasão.

Madeira: pessoas com grande senso de ética e moral, autoconfiantes, expansivos, cooperativos, ótimos executores de tarefas, generosos e ganaciosos.

Fogo: Líderes, agressivos, otimistas, criativos, realizadores, ambiciosos, impacientes e expansivos.

Terra: sãp práticos, objetivos, organizados, planejadores e estrategistas, prudentes e conservadores.  


Segundo a lenda chinesa, antes de partir da Terra, Buda fez uma festa de despedida com todos os animais, mas apenas doze apareceram. E a ordem de chegada deles foi a seguinte: rato, búfalo, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.

Como forma de agradecimento pela pesença destes animais, Buda resulveu dedicar um ano a cada um deles, e todas as pessoas nascidas naquele ano, teriam os seus principais defeitos e qualidades como características. Iniciou-se assim um ciclo.

Os signos chineses também apresentam características do yin (negativo) e yang (positivo):

Yang (Tigre, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra e Galo): geralmente são mais ativos, espontâneos, inovadores e realizadores.

Yin (Rato, Boi, Coelho, Macaco, Cão e  Porco): são mais passivos, reflexivos e intuitivos.


De acordo com o horóscopo chinês, 2009 é o ano do Boi. Este animal, simboliza a prosperidade através da força e do rabalho árduo. Isto indica que, as pessoas que nacerem neste ano serão calmas, seguras e pacientes porém não aceitarão rotinas e convenções. Quem nasce no ano do Boi é uma pessoa justa e bom ouvinte. Seu defeito é ser teimoso e não mudar de ideia com facilidade.

Segundo o Horóscopo Chinês, este será um ano em que sentiremos o peso da responsabilidade. Somente através da dedicação ao nosso trabalho poderemos obter sucesso.

O ano do Boi favorece a disciplina. Os conflitos que poderão ocorrer durante este ano deve-se a falta de comunicação entre as pessoas. Por este motivo, a paciência será uma boa aliada em todas as negociações deste ano. Este também será um ótimo ano para se dedicar às questões domésticas.






CONTINUE NAVEGANDO: