Pode-se dizer que uma vela possui três funções: Proporcionar Luz, Fazer Oferendas e Propiciar Energização. Primeiramente, cito sua invenção, que se deu em tempos Medievais, onde seu intuito era emitir luz, substituindo as tochas, pelo grande acúmulo de sujeira em ambientes fechados e numerosos casos de incêndios.

Quando a limitação das tochas foi percebida, se encontrou a eficácia e a liberdade que um tipo peculiar de vela da época (inventada com gordura animal e pavio de fibra vegetal) possuía, tornando a vela a mais "moderna" fonte de luz daquele tempo.

Ao passar dos séculos, outras formulações foram inventadas, até se chegar à qual encontramos hoje, com base de parafina.

As funções de uma vela não param na iluminação. Em segundo plano, ela é usada como oferenda a Santos, Orixás e Entidades, como uma demonstração de urgência de solução para nossos pedidos, abrindo os caminhos deles até nós, através da luz que o fogo proporciona.

Ainda como terceira opção, podemos fazer a liberação de energias. Como exemplo de velas energéticas, posso citar as aromáticas que têm por finalidade harmonizar o ambiente onde elas se encontram. Sua chama tem a função de queimar as energias ruins, com a liberação de fluídos benéficos, causando ao ambiente a transmutação, efeito pelo qual se ocasiona não apenas a mudança do estado de uma matéria, mas também de sentimentos, necessidades e a renovação de seu próprio espírito.

Por Ivi Izys


O elemento fogo tem desde os primórdios a função de trazer a luz como fator físico e de necessidade primitiva do homem, e é um dos quatro elementos que governam a Terra.

Ar, Água, Terra e Fogo estão ligados diretamente aos signos e a astrologia e têm um importante papel na transmutação de substâncias da matéria e do espírito.

A chama da vela tem sua linguagem própria e neste texto iremos brevemente explicar os tipos de chama que uma vela pode emanar:

Chama Oscilante: ao ficar piscando ou baixando e levantando, indica que o ambiente está com diversos tipos de energia, positivas e negativas, e que seus pedidos são de difícil resolução;

Chama Pequena: relata que o ambiente está carregado e suas orações encontram dificuldade de seguirem seu caminho para abater os seus obstáculos;

Chama Estável: mostra que o ambiente está harmonioso e limpo e você está completamente protegido, sendo assim, os seus pedidos e orações serão facilmente encaminhados e atendidos;

Chama soltando Faíscas ou Fumaça Preta: estas indicam energias negativas ao seu redor. O fogo consome estas energias ruins e liberam energias benéficas para a renovação do ambiente. Geralmente quando as velas queimam deste modo, as pessoas do lugar sentem dor de cabeça, irritação e estão em depressão.

Pode-se fazer um tratamento através das velas, e aos poucos, irá perceber a mudança nas chamas, e o alívio destes sintomas.

Sempre compre velas de boa qualidade, para não ser iludido por defeitos de fábrica ou refugos de parafina.

Por Ivi Izys





CONTINUE NAVEGANDO: