A busca de uma complementação à medicina tradicional gerou um novo conceito, que tem como fundamentação não apenas a cura das doenças, mas a manutenção da saúde e da qualidade de vida, que se chama  Medicina Integrativa, propondo uma junção das técnicas tradicionais com outras práticas já comprovadamente eficazes, como acumpuntura, homeopatia, ayurveda entre outras.

A união de profissionais de diversos segmentos atuam e utilizam estas praticas em prol do bem-estar dos pacientes. Já consagradas e com grande destaque nos Estados Unidos, as técnicas  do oriente chegam ao Brasil garantindo um tratamento eficiente e completo.

A base da Medicina Integrativa é a cura e a restauração do bem estar físico e mental. Destaca-se nesse contexto a participação do paciente na promoção da própria saúde, reconhecendo  a integração do corpo com uma visão global da pessoa na busca da melhor prática.

A Medicina Integrativa é uma abordagem que tem como intenção trazer o paciente para uma visão do seu próprio processo de cura tomando consciência da respiração, da atenção ao coro e da alimentação.

Por Silvane Romero


Chi Kung (Chi = energia vital, Kung = Cultivar) é uma técnica praticada há cerca de 3 mil anos pelos Chineses. É a consciência da energia vital interna, o equilíbrio sincronizado do corpo e da mente.

Segundo os chineses, trabalhar ou exercitar o cultivo dessa energia, proporciona um estado de saúde para o corpo e equilíbrio emocional. Um conceito de saúde Oriental bastante amplo que tem diversas finalidades, com ênfase na respiração o Chi Kung melhora o desempenho de concentração, estabelecendo uma ampla melhoria da consciência e calma mental.

Por ser uma técnica de movimentos suaves e de baixo impacto é recomendado para praticantes de todas as idades. A prática regular proporciona um fortalecimento muscular, potencializa a força e melhora a  flexibilidade e produz bem estar e relaxamento.

É indicado a prático duas vezes por semana com orientação profissional para obtenção de melhor aproveitamento dos movimentos, que são repletos de simbolismos e significados.

Por Silvane Romero


Não é fácil viver com uma pessoa que só reclama das coisas, critica tudo em sua volta.

Aqui vai um truque para amaciar essa pessoa.

Na primeira lua minguante do ano, pegue uma fotografia recente dessa pessoa, passe muito mel por toda foto, depois a dobre, de forma que a estampa e o mel fiquem para dentro. Amarre com uma fita branca, formando uma cruz. Jogue no telhado de sua casa. Deixe lá.

Essa pessoa se tornará um mel, de tão doce que irá ficar.

*Utilize sempre para o bem.

Lembre-se sempre: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.”

Por Andrea Sutil


A vida é vivida em uma sociedade ou em varias sociedades na qual ou nas quais deve ou deveria reinar a paz.

Nesse âmbito o direito se destaca como o elemento da paz ou da busca dela, pois, a sociedade necessita da paz para existir, ou seja, necessita de convivência harmônica das suas peças principias, o elemento humano, que se regula   por um sistema normativo de regras de conduta.

Portanto, tudo o que é realizado com pessoas ou entre pessoas necessita de regras de direito para se respeitar limitar o direito de cada um. Assim como já diziam, “o seu direito começa onde termina o meu”.


De acordo com estudos, a prática da Meditação possui efeito oposto ao do estresse no organismo, desacelerando o metabolismo, diminuindo a pressão arterial, a tensão muscular e o rítimo respiratório.

A Meditação ajuda a melhorar a oxigenação do sangue, auxilia no equilíbrio dos batimentos cardíacos e da respiração, proporcionando um estado de relaxamento e tranquilidade.

Meditar ajuda no tratamento da Enxaqueca, Gastrite, Tensão Pré-Mestrual (TPM), Arritimias cardíacas, Problemas circulatórios, Hipertensão e várias doenças.

Ao se relaxar, o corpo libera uma substância chamada serotonina, que atua no cérebro proporcionando sensação de bem-estar.

A Meditação ainda ajuda a rejuvenescer, pois estimula o DHEA, hormônio associado à juventude.

Há pesquisas que comprovam que a meditação ajuda no tratamento da depressão, pânico, ansiedade e insônia.

Para se tornar uma pessoa menos estressada e irritada a prática diária da meditação é a forma mais eficaz de prevenir doenças, equilibar o corpo, a mente e o espírito trazendo mais tranquilidade, calma e muita paz ao nosso corpo e à nossa vida.


1. Se você se mudar para uma casa nova, mobíle-a devagar e com cuidado. Não se apresse, vá devagar fazendo contato. Se você se mudar para uma casa usada, faça uma limpeza completa, tanto no sentido físico, e no plano esotérico, com madeira de sândalo, óleos e aromas que fazem você se sentir bem.

2. A entrada deve ser acolhedora e confortável, com um ou mais objetos que façam você se sentir bem-vinda (o).

3. Certifique-se de toda a casa está bem iluminada e arejada. Se você possui áreas escuras, pode iluminá-las com velas ou com espelhos.

4. É melhor não ter móveis grandes que cortem o caminho e bloqueiem a passagem da energia.

5. Elimine as arestas, os cantos perigosos ou objetos ponti-agudos. Você também pode suavizar o ambiente colocando  plantas perto dessas posições.

6. Evite as corentes de ar e coloque-as diretamente viradas para a porta.

7. A fim de promover o amor e sexo, use objetosdecorativos aos pares, por exemplo, dois cisnes decorativas, duas mesas de cabeceira, etc.


De acordo com os chineses, há cinco princípios básicos para o sucesso na vida: o Destino, a Sorte, o Feng Shui, Filantropia e Educação. 

O Destino está escrito no horóscopo, que indica o potencial do indivíduo, seus pontos fortes e fracos. O destino pode ajudar a afortunar uma pessoa que não conseguiu boas oportunidades navida, como pode ocorrer o inverso, tirar tudo de uma pessoa que naseu em uma boa família e teve a  melhor educação possível.

Sorte é algo a ser incentivado, especialmente a partir do pensamento positivo. De acordo com os chineses, você pode aprender a ter uma visão positiva da vida, otimista, porque se você pensar negativo será mais fácil atrair desgraças.

O Feng Shui é a arte através da qual podemos estar em sintonia com todos ou estabelecer uma maior harmonia com o universo e com tudo o que nos rodeia. É o que nos dá qualidade de vida.

Filantropia é dar sem esperar nada em troca. As leis universais se encarregarão de devolver com a mesma moeda. Em parte, tem a ver com o carma. Muitos estudiosos disseram que enriquece mais dar do que receber.

A Educação consite no aprendizado ao longo da vida, em estar informado, em saber conviver com o mundo e , ao mesmo tempo, ser humilde em reconhecer os seus erros e aceitar que há sempre algo a mais a se aprender.


Não temos um emocional equilibrado, em harmonia porque nossas emoções são sempre alimentadas por pensamentos, sentimentos, lembranças e atitudes inconscientes.

Raramente estamos centrados, ou seja, temos dificuldade em nos manter em ponto de apoio dentro de nós, pois ficamos gravitando entre uma coisa e outra, um pensamento e outro, uma lembrança e outra, um reação e outra. 

Gravitar é dar voltas em torno de algo, atraídos por este. O que sucede conosco é que ficamos pulando aqui e acolá, lá e cá, mas nunca nos centramos, nos harmonizamos.

Para criar este emocional superior necessitamos dissolver os elementos que nos impedem de ter o devido equilíbrio, a ação correta para cada cena, para cada evento.

Conforme vamos cortando os alimentos dos defeitos vamos abrindo as portas do coração, pois o emocional superior é coração em paz, em harmonia, vibrando de acordo com os acordes do Pai.

Os tipos de alimentos que damos ao nosso interior durante o dia, é a forma que estamos alimentando nosso emocional.

Tudo soa e ressoa, atrai e retrai. Devemos estar em sintonia com as forças ascendentes do universo, pois assim vamos desenvolvendo o emocional superior.

Mas este se desenvolve não só com a meditação e a morte do ego. Embora estas duas práticas são fundamentais, devemos lembrar que nossa conduta, nossos hábitos, nossos alimentos internos, influenciam de forma considerável no emocional. 

Aqui vai o exemplo do nosso verbo, daquilo que falamos e das palavras que pronunciamos.

Também somos influenciados pelo ambiente que vivemos: um lugar mal cheiroso, barulhento e com cenas pesadas não nos fará bem. Por mais que façamos a morte do ego e estejamos sempre atentos, um ambiente assim nos deixará muito ativos, em um estado revolucionário. O emocional superior também necessita do ambiente místico, com boa música, um ambiente limpo e que não tenha cenas pesadas. Da mesma maneira que precisamos do revolucionário para eliminar os eus, precisamos do místico, pois coração se alimenta com todas as forças ascendentes do cosmo.

Da mesma forma é a alimentação: aquele que busca estar em harmonia, em equilíbrio com seu corpo e o universo não deve se alimentar com alimentos estimulantes como excesso de café, e outros produtos que são estimulantes. A gula além de prejudicar a saúde física, prejudica a saúde emocional e espiritual. O excesso de gorduras, açúcares, sal, prejudica nossa glândula hipófise, que é uma das co-responsáveis por algumas faculdades como a clarividência. Muitas de nossas glândulas estão atrofiadas, resultado de nossa degeneração física, emocional, sexual  e espiritual. Não sabemos mais nos alimentar nem com alimentos físicos e nem com os alimentos internos. Não só o excesso de alimentos prejudica as glândulas,mas também defeitos como ira, preguiça, inveja, luxúria, etc.

Enquanto estivermos  vivendo em extremos não iremos conhecer o caminho do meio, o centro, o equilíbrio. 

Encontrar o emocional superior é como aquele que começa um caminho, e isso é passo a passo, dia a dia, sem voltar para trás. A medida que vamos experimentando, vivenciando cada etapa do trabalho interno, o emocional superior vai cristalizando-se em nós, assim como a primavera, que começa com os brotos da flor, até que esta desabrocha totalmente.

Cada um de nós deve fazer com que a semente interna germine , alimentada pela água sagrada, pela força do Amor e pela luz solar.

Autor:  Moacir

Os incensos ajudam a energizar positivamente o ambiente. São purificadores e condutores de energias positivas, tanto para os locais, como para as pessoas. O ideal é acender o incenso todos os dias, ou, caso não seja possível, de 3 em 3 dias.

Segure o incenso e percorra pela casa, fazendo um meditação ou oração positiva para atrair bons fluidos e afastar tudo o que é negativo.

Confira quais incensos são mais adequados para o seu signo:

Áries: mirra, almíscar, ópium, rosa musgosa e alecrim.

Touro: orquídea, sândalo, camomila e arruda.

Gêmeos: canela, eucalipto e âmbar indiano.

Câncer: jasmim, maçã rosada e cânfora.

Leão: rosa branca, cedro, sândalo vermelho e amor-perfeito

Virgem: cravo-da-índia, canela, rosa musgosa e benjoim.

Libra: eucalipto, calêndula, jasmim e orquídea.

Escorpião: flor do campo, almíscar canforado e lótus.

Sagitário: alecrim, alfazema e sândalo amarelo.

Capricórnio: Cravo-da-índia, sândalo vermelho e arruda.

Aquário: flores do campo, cedro, eualipto e rosa branca.

Peixes: jasmim, cânfora, mirra e sândalo amarelo.


1. Grandes amores e grandes conquistas comportam grandes riscos;

2. Se por um acaso perderes, tire proveito daquilo que aprendeu com a derrota;

3. Lembre-se dos três “R”: Respeite a si mesmo, Respeite os outros e Responsabilize-se pelas suas ações;

4. Lembre-se que às vezes, não conseguir o que queremos pode ser um maravilhoso golpe de sorte;

5. Aprenda sobre as regras e saiba usá-las no momento certo;

6. Não deixe que uma pequena discussão afetar um grande relacionamento;

7. Quando descobrir que cometeu algum erro, tente corrigí-lo o mais breve possível;

8. Fique algum tempo sozinho, sinta-se bem com a sua companhia;

9. Aceite as mudanças mas nunca abandone os seus valores;

10. Lembre-se de que às vezes o silêncio é a melhor resposta;

11. Tente viver com plenitude e muita honra;

12. Viva o presente intensamente pois quando você ficar mais velho e se recordar do passado, poderá desfrutar as alegrias vividas novamente;

13. Viva num ambiente de amor em seu lar. Isso é a base da vida;

14. Quando discutir com alguma pessoa querida, evite fazer referências de fatos do passado, se preocupe com a questão atual;

15. Divida o seu conhecimento com os outros, é uma forma de garantir a sua imortalidade;

16. Preserve a Natureza;

17. Pelo menos uma vez por ano, visite algum lugar que nunca tenha ido antes;

18. Lembre-se que a melhor relação é aquela em que o amor mútuo é maior do que a necessidade mútua;

19. Julque o seu êxito por aquilo que você teve que renunciar para conseguir atingí-lo;

20. Ame e trabalhe com absoluto empenho.


A maior parte do nosso dia passamos em nosso local de trabalho, ou em nossa mesa de estudos. Ficamos sentados em frente ao computador por horas e, no final do dia, estamos esgotados, com dores nas costas, cansados e com sono. Isso leva a um mal-humor, noites mal dorminas e, o pior, pode interferir no seu rendimento.

Você sabia que uma das causas de tudo isso pode estar na forma como você organiza a sua mesa, ou o seu ambiente de trabalho? Não estou falando em arrumação, é claro que é bem melhor trabalhar num ambiente limpo e organizado, mas na forma como vc organiza e a colocação da mobília pode interferir nas energias do ambiente.

Tudo deve estar em harmonia e equilíbrio para trazer sempre boas vibrações ao seu escritório ou á sua casa.

Confira algumas dicas para harmonizar as energias no seu local de trabalho ou estudo:

  • Evite encostar a sua mesa de trabalho na parede do banheiro, onde passam canos de esgoto, pois toda a sua energia poderá ser sugada pelo vaso sanitário;
  • Também não é aconselhável deixar a mesa me frente à porta do banheiro, pois também haverá roubo de energia;
  • A sua mesa não deve ficar alinhada de frente com a porta de entrada, pois ela recebberá muita energia, que afetará negativamente o seu desempenho profissional;
  • Espelhos grandes refletindo sobre a mesa de trabalho ou estudo aceleram a energia das pessoas, incomodando e tirando a tranquilidade.

Seguindo estas pequenas dicas você já sentirá diferenças no seu rendimento e na energia de todos ao seu redor.


Aromaterapia é uma prática muito simples e barata para combater os efeitos do stress em nosso corpo.

Alguns óleos essenciais possuem o mesmo efeito do que alguns calmantes, sendo inclusive utilizados para acalmar pacientes em sala de espera de dentistas e reduzir o mal estar após cirurgias.

Os óleos essenciais auxiliam na redução dos batimentos cardíacaos, trazem bem-estar, aquietam a mente e ajudam a relaxar

Para realizar a aromaterapia basta utilizar um óleo essencial em um aromatizador, um difusor, ou até mesmo inalando o conteúdo do vidro.

Confira o benefício de alguns óleos essenciais:

  • Óleo de lavanda: ótimo contra a ansiedade, ajuda a combater a insônia e o estresse;
  • Óleo de limão: ideal para combater o estresse e aumemtar a capacidade de concentração e clareza nas idéias. Perfeito para ser utilizado em ambiente de trabalho;
  • Óleo de laranja: possui uma ótima ação sedativa, controla ataques de raiva e preguiça;
  • Óleo de benjolim: perfeito para trazer harmonia, acalmar e auxilia na meditação;




CONTINUE NAVEGANDO: