Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro (23/09) e termina no solstício de Dezembro (21/10).

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. A terra maternalmente se enfeita para as festas de sua perpetuação.

O Inverno nos leva a entrar em profundo recolhimento, rever conceitos, projetos e definições do que queremos em nossa vida.  Na natureza, as árvores perdem suas folhas, deixam cair tudo que não tem mais sentido e fazem esta imersão.

Com a chegada da primavera, as árvores começam a florescer, os animais se preparam para o nascimento de suas crias e nós seres humanos colocamos nossos projetos em pratica neste novo ciclo que se inicia.

Um grande processo de Morte e Renascimento.

A Primavera sempre foi e será a eterna estação dos amantes, dos enamorados, das pessôas que amam o belo e cultua a natureza. Um beijo primaveral à todos que comigo conjuga esta bela estação.

Uma ótima Primavera…!



Os povos orientais antigos utilizavam os elementos da natureza para simbolizar as nossas atitudes e comportamentos guiados pelas características dos objetos e a relação entre eles. 

Esta é Teoria dos Cinco Elementos, uma lei básica que guia a análise das atribuições dos objetos e as suas  relações. Os elemsntos são classificados de acordo com o seu planeta correspondente, Mercúrio é regido pela água, Vênus pelo metal, Marte pelo fogo, Júpter pela madeira e Saturno pela terra.

Clique aqui e veja a influência dos cinco elementos (Água, Metal, Fogo, Terra e Madeira) em nossa vida.


Várias pesquisas estão sendo feitas com relação a ocultismos, enigmas e fenômenos sobrenaturais, considerados até agora pouco científicos, ou seja, ninguém consegue explicar.

Até que provem o contrário, sempre surgirá dúvida nas pessoas se realmente existe vida após a morte e se as pessoas podem possuir dons e poderes psíquicos como a vidência. 

A revista Seleções fez uma pesquisa, via internet, com mais de 2,4 mil brasileiros. Questionaram sobre a crença nos fenômenos paranormais, psíquicos, espirituais, astrológicos e sobrenaturais.

De acordo com a pesquisa, as mulheres se interessam mais por astrologia, mediunidade e previsão do futuro do que os homens. Das mulheres entrevistadas, 50% já consultaram um vidente, tarólogo ou médiuns videntes e apenas 33% dos homens procuram este tipo de ajuda.

Um em cada cinco brasileiros afirmou que aumentou o interesse por assuntos paranormais nos últimos cinco anos. Com relaçào a existência de vida após a morte, 76% dos entrevistados acreditam, sendo 79% mulheres e 73% homens.

Mais da metade das mulheres entrevistadas (55%) acreditam que é possível uma comunicação com os mortos, já os homens 45% creem que podem falar com os mortos.

Com relação a horóscopos, 51% dos brasileiros assumem que lêem o horóscopo diário e apenas 37% acreditam na astrologia.

Os homens acreditam mais em vidas em outros planetas do que as mulheres, 47% dos homens acreditam que os extraterrestres existem e já visitaram nosso planeta.

E você? Acredita nestes fenômenos sobrenaturais? Deixe o seu comentário com a sua opinião sobre o assunto. 


A auto-importância é um problema 

Todos nós temos de procurar encontrar nosso valor específico como indivíduos que somos. Isso é humano e natural. Mas é errado confundir essa atitude com a auto-importância.

A auto-importância é uma força insaciável, pois está sempre exigindo que tenhamos mais poder, mais prestígio, mais fama, mais dinheiro, mais afeto, ou seja, mais tudo. Além disso, a auto-importância nos isola dos demais sem percebê-lo, pois nos convence de que somos superiores a todos, fazendo-nos viver uma ficção dolorosa e estéril.

Dessa forma, vivemos em conflito com tudo e com todos, pois vemos em tudo uma ameaça em potencial a nossa auto-importância.

Se refletirmos sobre isso, estaremos preparando terreno para que ela se torne menos tirana em nossa vida. Se acrescentarmos a essa visão o fato de podermos fazer decrescer dentro de nós o medo de não termos valor, nosso processo de libertação avançará a passos largos. 

“Nade liberto e feliz entre os obstáculos da vida”.

Paulo e Lauro Raful

Não temos um emocional equilibrado, em harmonia porque nossas emoções são sempre alimentadas por pensamentos, sentimentos, lembranças e atitudes inconscientes.

Raramente estamos centrados, ou seja, temos dificuldade em nos manter em ponto de apoio dentro de nós, pois ficamos gravitando entre uma coisa e outra, um pensamento e outro, uma lembrança e outra, um reação e outra. 

Gravitar é dar voltas em torno de algo, atraídos por este. O que sucede conosco é que ficamos pulando aqui e acolá, lá e cá, mas nunca nos centramos, nos harmonizamos.

Para criar este emocional superior necessitamos dissolver os elementos que nos impedem de ter o devido equilíbrio, a ação correta para cada cena, para cada evento.

Conforme vamos cortando os alimentos dos defeitos vamos abrindo as portas do coração, pois o emocional superior é coração em paz, em harmonia, vibrando de acordo com os acordes do Pai.

Os tipos de alimentos que damos ao nosso interior durante o dia, é a forma que estamos alimentando nosso emocional.

Tudo soa e ressoa, atrai e retrai. Devemos estar em sintonia com as forças ascendentes do universo, pois assim vamos desenvolvendo o emocional superior.

Mas este se desenvolve não só com a meditação e a morte do ego. Embora estas duas práticas são fundamentais, devemos lembrar que nossa conduta, nossos hábitos, nossos alimentos internos, influenciam de forma considerável no emocional. 

Aqui vai o exemplo do nosso verbo, daquilo que falamos e das palavras que pronunciamos.

Também somos influenciados pelo ambiente que vivemos: um lugar mal cheiroso, barulhento e com cenas pesadas não nos fará bem. Por mais que façamos a morte do ego e estejamos sempre atentos, um ambiente assim nos deixará muito ativos, em um estado revolucionário. O emocional superior também necessita do ambiente místico, com boa música, um ambiente limpo e que não tenha cenas pesadas. Da mesma maneira que precisamos do revolucionário para eliminar os eus, precisamos do místico, pois coração se alimenta com todas as forças ascendentes do cosmo.

Da mesma forma é a alimentação: aquele que busca estar em harmonia, em equilíbrio com seu corpo e o universo não deve se alimentar com alimentos estimulantes como excesso de café, e outros produtos que são estimulantes. A gula além de prejudicar a saúde física, prejudica a saúde emocional e espiritual. O excesso de gorduras, açúcares, sal, prejudica nossa glândula hipófise, que é uma das co-responsáveis por algumas faculdades como a clarividência. Muitas de nossas glândulas estão atrofiadas, resultado de nossa degeneração física, emocional, sexual  e espiritual. Não sabemos mais nos alimentar nem com alimentos físicos e nem com os alimentos internos. Não só o excesso de alimentos prejudica as glândulas,mas também defeitos como ira, preguiça, inveja, luxúria, etc.

Enquanto estivermos  vivendo em extremos não iremos conhecer o caminho do meio, o centro, o equilíbrio. 

Encontrar o emocional superior é como aquele que começa um caminho, e isso é passo a passo, dia a dia, sem voltar para trás. A medida que vamos experimentando, vivenciando cada etapa do trabalho interno, o emocional superior vai cristalizando-se em nós, assim como a primavera, que começa com os brotos da flor, até que esta desabrocha totalmente.

Cada um de nós deve fazer com que a semente interna germine , alimentada pela água sagrada, pela força do Amor e pela luz solar.

Autor:  Moacir

A Cabala é uma das mais antigas filosofias espirituais, baseada em formas antigas de misticismo judaico. Sua doutrina exotérica tem por obejetivo conhecer Deus e o papel do homem no Universo

Seus seguidores norteiam-se através de alguns questionamentos: Qual é a origem do homem? Por que existimos? Para onde vamos? 

O estudo baseia-se em letras hebraicas que permite o contato do mundo espiritual com o humano. Cada letra, palavra, número ou acento possui um sentido e uma forma de interpretação de seus significados ocultos.

A Cabala ajuda a as pessoas a conseguirem mudar seu “eu” interior através do conhecimento do desconhecido e do despertar da consciência sobre a essência das coisas. 


Meditar para os ocidentais significa refletir sobre algo, para os orientais, meditar é algo bem mais amplo, é entar num estado de consciência sã para atingir uma melhor auto-compreensão.

A meditação nos ensina a desvendar como somos, como o nosso corpo funciona, como agimos em determinadas situações, enfim, iremos aprender a nos conhecer melhor para conseguirmos resolver os problemas que nos afligem por dentro.

A prática da meditação requer muita disciplina e regularidade.

Aprenda a meditar com as lições do vídeo abaixo:


“Como será o amanhã, responda quem puder…”, já dizia a letra desta tradicional música de carnaval. Muitos desejam descobrir o que irá acontecer em seu futuro, saber previsões, conselhos, etc. 

Tarô, na língua cigana significa “baralho“. Os primeiros estudos deste método surgiu no século XVII, onde foi difundido pela Europa pelos ciganos.

O tarô é um dos oráculos mais consultados para se fazer previsão do futuro. Porém, devemos ter muito cuidado para escolher a pessoa certa que irá jogar tarô e não ser enganado.

Esta técnica não é muito simples, precisa de muitos estudos e desenvolvimento espiritual para conseguir esta ligação com o plano superior.

A pessoa que lê as cartas deve saber interpretar as figuras e realcioná-las aos acontecimentos na vida da pessoa que está consultando, dentro de um contexto.


Os Florais de Bach ajudam a manter o perfeito equilíbrio em nosso corpo, em harmonizar nossas emoções e sentimentos. 

Terapia com o floral, é indicada em casos de depressão, ansiedade, estresse, tristeza, angústia, raiva, mágoa, compulsão, etc. Os Florais ajudam no tratamento da alma do indivíduo e não da doença em si. Isso faz com que a pessoa consiga, dentro dela, encontrar a solução ideal para os seus problemas.

Confira o poder das essências:

Agrimony: auxilia na limpeza da alma, na cura das emoções mal resolvidas. Ajuda a afastar do vício: álcool, drogas, cigarro e controla a compulsão alimentar;

Centaury: ajuda a revigorar a personalidade fraca, ideal para pessoas compulsivas por alimentos ou algum vício;

Cherry plum: ajuda no tratamento do descontrole mental, físico e emocional. Ótimo para pessoas com crises de choro e irritação.

Chestnut bud: ideal para pessoas que vivem cometendo os mesmos erros do passado, para quem já se submeteu a várias dietas sem sucesso. Ideal para pessoas que sentem dificuldade em aprender com os próprios erros. Ajuda no controle da obesidade.


Segundo a mitologia hindu Shiva é o Deus da transformação. Ele domina a energia do Tamas, que representa a ignorância ou inércia que deve ser eliminada para a renovação

Todas as últimas noites de Lua Minguante são as Noites de  Shiva, e no décimo quarto dia do mês hindu de Phalgun temos o Maha Shivaratri, que é o casamento de Shiva e Parvati, onde é realizada a Tandava Ntritya, ou seja, a dança da criançao, presevação e destruição.

Em nosso calendário, o Maha Shivaratri ocorrerá neste ano no dia 06 de março. Segundo os hindus, a Lua está diretamente relacionada com a mente, e no dia de Maha Shivaratri é a oportunidade para transformar a nossa mente, é o momento de se livrar dos pensamentos ruins, dos venenos da mente que trazem infelicidades e renovar, transformar, deixá-la mais sadia, mais pura, mais limpa. Assim é possivel viver uma vida mais plena e mais feliz.

Neste dia é bom realizar uma meditação e entoar  o mantra de Shiva “Om Namah Shivaya


É comum as pessoas confundirem quiromancia com quirologia, talvez por serem palavras parecidas. 

Quiromancia é a advinhação através das mãos. Esta técnica  se dá através de análise das linhas das mãos, seu apecto, traços, coloração, tamanho, comprimento e espessura. Estas linhas irão revelar caractrísticas e fatos da vida do  indivíduo. 

Quirologia é o estudo das mãos (quiro = mão, logia=estudo). Nesta técnica são analisados os aspectos físicos da mão, como o tamanho dos dedos, constituição de carne, osso, pele, tipo de unha e digitais.

Nesta análise do aspecto físico das mãos, o profissional poderá transmitir insformações sobre a personalidade e a vida da pessoa. Os conhecimentos são extraídos de quatro vertentes: européia, chinesa, indiana e a astral. Esta técnica está atrelada ao conhecimento, não a uma simples adivinhação do futuro.


A Quiromancia é a arte de ler as mãos e realizar previsões, descobrir características do indivíduo de acordo com as linhas, formato, tamanho e textura da mão.

Esta técnica de adivinhação teve origem na Índia há mais de 5 mil anos. Ficou mais conhecida através dos ciganos, somente as ciganas conseguem ler as mãos e, devem sair com outra cigada para ler o futuro das pessoas.

Basicamente, as mão possue 3 linhas principais:

  • Linha da vida, que ao conrário do que muitos pensam, não indica quanto tempo a pessoa irá viver, mas mostra a qualidade de vida e a vitalidade da pessoa.
  • Linha da Cabeça: esta linha mostra o lado intelectual da pessoa, sua criatividade, poder de concentração e capacidade de resolver os problemas;
  • Linha do Coração: revela as emoções, a forma como a pessoa interage com os outros, sua expectativa com relação a relacionamentos e ao amor.

Veja este vídeo sobre Quiromancia e aprenda mais sobre esta técnica.


Muitos fazem o mesmo questionamento: “O que acontece depois que morremos? Será que existe vida após a morte?“. Dois terços da população mundial, independente da religião, acredita que sim, já a ciência discorda, por não existir evidências científicas que comprovem tal fato. 

Cientistas de áreas diversas estão estudando um grupo de crianças bem jovens, que manifestam memórias claras de experiências anteriores à vida que levam atualmente. Muitas lembram-se até da morte. 

O curioso é que elas fornecem detalhes impressionantes sobre pessoas que nunca conheceram, lugares onde nunca estiveram e fatos que não presenciaram. 

Assista nestes vídeos do Discovery Channel o trabalho dos pesquisadores na busca de provas concretas sobre a Reencarnação.

Parte 1

Parte 2


A Auto-hipnose é uma técnica de hipnotização, cientificamente comprovada, realizada pelo próprio indivíduo, sem a presença do hipnotizador.

Esta técnica é muito utilizada como terapia coadjuvante em tratamentos médicos e psicológicos em diversas enfermidades.

Sua prática poderá trazer muitos benefícios para o praticante: auxilia na melhora da saúde, na aprendizagem, no combate ao estresse, eleva a auto-estima, etc.

Através de uma prática bem feita e formulações apropriadas, pode-se conseguir, em pouco tempo:

  • Desenvolver a capacidade criativa;
  • Melhorar a memória e o raciocínio;
  • Aumentar a auto-estima;
  • Desenvolver a capacidade de concentração;
  • Obter um bom sono reparador;
  • Vencer a timidez e o medo
  • Evitar bloqueio mental causado por tensão;
  • Corrigir erros de postura, melhorar o raciocínio

Qualquer pessoa pode aprender a prática da auto-hipnose para aumentar a sua confiança, vencer os medos e bloqueios.

Nesta técnica, a pessoa é auto-influenciada, através de pensamentos e sugestões formuladas por ela mesma. Ou seja, ela utiliza da sua concentração e da sua inteligência para solucionar os seus problemas.

O segredo está no pensamento: levar informações positivas ao subconsiente para obter sucesso diante de situações específicas.

Você só precisa dedicar alguns minutos do dia, o ideal é que seja antes de dormir, para registrar em seu subconsciente o que você quer para a sua vida: saúde, inteligência e criatividade, comportamento ideal para certas situações, etc.

Não há mistérios, nada de sobrenatural e, o melhor, não há contra-indicações. Basta apenas ter e acreditar no que está dentro de você.

Veja aqui uma sessão de Auto-Hipinose do Professor Jefferson Vieira Barbosa:


Os Chakras são pontos enregéticos do corpo e possuem a função de absorver a energia, transformá-la e redistribuí-la por todo o corpo. Eles ajudam a eliminar as toxinas energéticas de todo o organismo.

São tambéms as “glândulas dos sentimentos e dos pensamentos“, estão relacionadas com a aprendizagem da alma, pois é neles que onde estão registradas as lembranças, traumas, bloqueios, emoções condicionantes do passado. Representam a personalidade, a forma de agir e de se expressar.

Os chakras são sete pontos sutis no nosso corpo, e, podem ser estimudados através de sons e cores específicas. Estes devem ser estimulados harmonicamente, em intervalos regulares. Cada chakra possui uma cor e um som específico.  

Veja nestes vídeos uma explicação animada e bem simples sobre os chakras e aprenda a conseguir atingir o equilíbrio e a harmonia em sua vida.

Parte 1:

Parte 2:

 
Parte 3: 


A cultura indiana é uma das mais ricas e antigas do mundo. A mitologia hindu surgiu da sabedoria e da religiosidade dos hindus e foram repassadas de geração pra geração.

Segundo Joseph Campbell, famoso estudioso da mitologia mundial, revela que a principal função da mitologia é oferecer símbolos que ajudam no progresso do espírito humano. Assim, quando conhecemos os símbolos e mitos do hinduísmo aprendemos um pouco mais sobe este povo tão rico e sábio.

Ganesha, Brahma, Vishnu, Shiva, Saraswati, Lakshmi, Parvati, Rama são alguns dos Deuses presentes na mitologia hindu.

O Ator José de Abreu, que interpreta o Sacerdote Pandit na novela Caminho das Índias, fala sobre alguns desses Deuses Indianos. Confira a reportagem:


Quem busca um relacionamento estável e está a procura um novo companheiro deve ficar atento à energia que circula na sua casa e, em particular, no seu quarto. Energias negativas podem bloquear o Bom Feng Shui e provocar desarmonia na vida amorosa.

O posicionamento correto da cama, com relação à porta do quarto é a primeira e mais simples forma de corrigir desequilíbrios energéticos. Seu posicionamento é considerado fundamental para a qualidade do sono e, principalmente, para trazer bons fluidos à vida afetiva.

Qual o posicionamento correto da cama? O quanto mais afastada da porta, melhor e posicionada no canto oposto a ela, mantendo uma boa visibilidade da mesma. 

Procure decorar o seu quarto com simplicidade e beleza. Manenha um hambiente tranquilo e em paz. Afaste tudo o que não esteja relacionado com o repouso. Manter o material de trabalho ou o computador fora de seu quarto.

Aparelhos elétricos como televisão ou rádio também perturbam a harmonia afetiva, por isso evite colocá-los em su querto. Se não consegue ficar sem a televisão, cubra-a com um pano antes de dormir, isso evita que ela roube as suas energias durante a noite.

Estantes cheias de livro não devem ficar dentro do querto pois atrapalham o Bom Fenh Shui do quarto. Os livros distraem a meste e devem ficar numa parte mais social da casa.

Evite prateleiras no quarto, pois elas representam um “peso” sobre a cabeça. Lembre-se, o querto é o locar onde você precisa se sentir leve e deixar seus pensamentos e sentimentos fluírem com liberdade.

Pra manter o Bom Feng Shui é importante que haja espaço em seu querto. Por isso, olhe à sua volta e retire aquela mobília que estiver em excesso. As “tralhas” no quarto ajudam a reter a energia e podem asfixiar o relacionamento. Lembre-se que simplicidade é fundamental para o Bom Feng Shui. Fen

De acordo com o Feng Shui, as canas de bambú simbolizam a paz, segurança e força. Pendure uma no canto sudoeste do quarto, que simboliza a área do casamento. Você vai ver como a sua vida amorosa irá ganhar mais dinamismo e intensidade.

Se você sente que há desarmonia em seu relacionamento, analise bem a parte sudoeste de sua casa e de seu quarto. Jogue fora todos os objtos rachados ou quebrados e tudo aquilo que não te faz falta. Mantenha essa área limpa e bem arejada. Você verá que a sua vida amorosa ganhará um novo fôlego.


O Jyotish, astrologia indiana, teve início em 6,5 mil anos antes de Cristo. O conhecimento deste estudo está descrito em sânscrito nos VEDAS (Verdade suprema) que são as sagradas escrituras do hinduísmo. Diz a lenda que o filho de Brahma, o Deus criador, repassou seus conhecimentos sobre a influência dos corpos celestes sobre os seres da Terra para Parashara Muni, o pai da Astrologia védica

Outros deuses da Astrologia indiana são Shiva, o controlador do tempo, Saraswati, a deusa do conhecimento e Ganesha que interpreta cartas astrológicas retirando os obstáculos.

Na astrolgia indiana os seres são divididos em 12 tipos básicos, de acordo com a sua personalidade, e recebe influências da constelação no horário do nascimento. O Jyotish difere-se da astrologia ocidental pois apresenta precisão de datas e fatos, seguem rituais e doações, mudam atitudes para alterar seus padrões mentais e não se prendem a problemas,  indicam as soluções através de mantras e pedras preciosas. 

O mapa astral indiano, quando personalizado, revela toda a vida da pessoa. Ele lê o passado, presente e futuro,  por isso é para ser feito uma única vez, pois consegue resolver todas as questões.


Muitos confundem karma com dharma, porém, estas duas palavras possuem significados totalmente opostos. Trata-se de duas categorais de lei: a Lei Universal (Karma) e a Lei Humana (Dharma). 

O Dharma sujeita-se ao tempo e ao espaço e o Karma está além do tempo e do espaço.  Dharma depende dos costumes de um povo, de uma lei moral, das normas de uma região, de um grupo cultural que mudam através do tempo e da época. Pode ser considerado como o Caminho para a Vrade Superior. É a base das filosofias, crenças e práticas que tiveram origem na índia. 

Karma é uma lei natural, como a lei da gravidade. Uma lei de causa e efeito. Comparando-a com a lei da gravidade: se você cuspir para sima ele cairá em seu rosto. Tudo o que falamos, fazemos, sentimos ou pensamos gera karma. Temos que saber identificá-los para poder enfrentá-los com sabedoria. 

Existem três tipos de Karma: passivo, potencial e manifestado. Todos temos domínio sobre os doius primeiros, ou seja, temos total contole sobre dois terços do nosso destino. Já o Karma manifestado não conseguimos dominá-lo. 

Se conhecermos bem os mecanismos que regem o dharma e o karma em nossas vida, podemos dominar boa parte do nosso destino. O karma pode ser defnido como um destino maleável, que podemos modificar a cada minuto de acordo com as nossas ações, palavras e pensamentos. Portanto, estamos o tempo todo construindo o nosso futuro imediato e distante.





CONTINUE NAVEGANDO: