Quando há o encontro do Sol e da Lua no mesmo signo, dizemos que estamoa na lua nova. No último dia 24/05, tivemos inicio ao ciclo lunar de Gêmeos

A fase é ideal para iniciar projetos que envolvam a nossa inteligência e raciocínio. Ideal para pesquisas e trabalhos de atividades intelectuais. 

Este é um momento extremamente criativo, ideal para mudanças e reformas em nosso lar.

Como é a fase do recomeço, épocas de lua nova são ótimas para implantar novos hábitos e deixar para trás o que não nos importa mais. Como a lua nova aumenta a fertilidade, o momento é ideal para quem quer engravidar.


Muitos já puviram falar na influência da lua nos líquidos do planeta, mas muitos não sabem que a lua influencia no líquido humano também.

Na fase da lua cheia, acontece um aumento de tensão que faz com que retenhamos mais líquidos em nosso corpo, ou seja, ficamos mais inchados.

Alguns estudos comprovaram que as ondas cerebrais são afetadas pela mudança da fase da lua. Quando a lua está nova ou cheia, acontece uma pressão nas células cerebrais, afetando a nossa conduta. Por isso, é muito comum as pessoas ficaem mais irritadas e violentas nestas fases.

A Lua cheia também afeta o fluxo sanguíneo, que tende a ser mais intenso nesta fase, acelerando o ritmo do coraçào após atividades físicas.

A lua possui um princípio feminino, por isso, influencia mais as mulheres do que os homens. De acordo com a astrologia, pessoas que possuem a Lua, sol ou Ascendente no signo que é regido pela lua – Câncer, recebem uma influncia maior da lua no corpo e na mente. 


Estudos comprovam que a lua exerce uma forte influência sobre os mares e rios do planeta. Tanto que a influência nas marés é o único efeito lunar comprovado cientificamente.

A interferência da lua no mar é consequência da força da gravidade que a lua exerce sobre o planeta.

Quando a lua está cheia ou nova, a força da gravidade é maior, fazendo com que a água suba e desca com mais violência. Nas luas crescente e minguante, a força gravitacional se anula com o ângulo reto, fazendo com que as marés fiquem mais baixas.

Pescadores ficam sempre de olho no calendário lunar, para avaliar, além do efeito das marés, o efeito na pesca, que também está relacionada com as fases da lua.

Em épocas de Lua Nova, a baixa luminosidade faz com que os peixes fiquem mais submersos, dificultando a pesca. Na Lua Crescente, a luminosidade ainda é pequena, portanto poucos peixes ficam na superfície. Estes dois períodos não são muito bons para a pesca.

Durante a Lua Cheia, com a luminosidade mais intensa, os peixes se atraem pela luz e ficam na superfície, facilitando a pesca. Na Lua Minguante os peixes ainda estão na superfície, poia ainda resta um pouco de luminosidade, ainda sendo possível realizar boas pescas.

Portanto, antes de ir pescar é bom dar uma olhadinha na fase da lua, para a sua pescaria ser mais produtiva.


Desde a antiguidades, os povos se orientavam pelas fases da lua. A contagem das luas nos deram fundamentos para a nossa idéia de semanas e meses. 

Para os antigos, o tempo era estruturado em fases, de acordo com a lua, e elas possuiam características próprias, o que tornava algumas atividades apropriadas para algumas fases e impróprias para outras.

Veja a influência das fases da lua em nossas atividades do cotidiano, na nossa sensibilidade e disposição:

Lua Nova: É o início de um novo ciclo, simboliza uma oportunidade de recomeço e crescimento. Nesta fase as idéias devem ser retomadas para serem postas em práticas nas próximas fases. Neste período temos uma tendência maior a ficarmos mais indecisos e introspectivos. Não é um bom momento de tomar decisões, mas de amadurecer as idéias.

Lua Crescente: É o período de crescimentos, ideal para vencer os obstáculos não resolvidos. Aos poucos as nossas idéias e emoções  vão se tornando mais claras. Otimo momento para colocar em prática o que foi planejado. Nesta fase nos tornamos mais sociáveis.

Lua Cheia: Simboliza a plenitude, se as idéias das outras fases derem certo, trará realização e satisfação. Os nossos planejamentos atingiram o nível máximo de potencialidade. Nesta fase ficamos mais receptivos e mais ligados ao nosso inconsciente.

Lua Minguante: É o período para avaliar aquilo que foi feito. Esta fase nos desafia a crescer internamente e a querer mudar. Momento muito favorável para “insights”. Nesta fase as pessoas tendem a ficar mais sensíveis e emotivas. 





CONTINUE NAVEGANDO: