Segundo a tradição Hindu, os devas (deuses) e asuras (demônios) receberam o soma, que é o néctar da imortalidade que concede a imortalidade a quem o toma, porém, este só tem efeito se o líquido for oferecido a outro ser e, se ingerido por ele mesmo, perde o poder da imortalidade. Portanto, os asuras, que eram incapazes de ceder o néctar aos devas, não se beneficiaram com o néctar. Já os devas, pela grande generosidade e compaixão que tinham em seus corações, conseguiram se beneficiar com o néctar.

Este fato traz o ensinamento de que o néctar sozinho não nos liberta do samsara, que é o ciclo do nascimento e mortes. Os demônios tiveram acesso ao líquido, mas foram incapazes de conseguir o benefício, pois não possuiam amor, generosidade e compaixão e foi justamente o ato generoso, compassivo e amoroso de oferecer o néctar aos outros que os deuses conseguiram se tornar imortais.

São as nossas virtudes que nos tornam imortais. Todos têm acesso ao néctar e é o uso correto dele que nos dirá se nos tornaremos deuses ou demônios. Depende das nossas escolhas, das renúncias e das nossas doações. O segredo está dentro do nosso coração.


O Jyotish, astrologia indiana, teve início em 6,5 mil anos antes de Cristo. O conhecimento deste estudo está descrito em sânscrito nos VEDAS (Verdade suprema) que são as sagradas escrituras do hinduísmo. Diz a lenda que o filho de Brahma, o Deus criador, repassou seus conhecimentos sobre a influência dos corpos celestes sobre os seres da Terra para Parashara Muni, o pai da Astrologia védica

Outros deuses da Astrologia indiana são Shiva, o controlador do tempo, Saraswati, a deusa do conhecimento e Ganesha que interpreta cartas astrológicas retirando os obstáculos.

Na astrolgia indiana os seres são divididos em 12 tipos básicos, de acordo com a sua personalidade, e recebe influências da constelação no horário do nascimento. O Jyotish difere-se da astrologia ocidental pois apresenta precisão de datas e fatos, seguem rituais e doações, mudam atitudes para alterar seus padrões mentais e não se prendem a problemas,  indicam as soluções através de mantras e pedras preciosas. 

O mapa astral indiano, quando personalizado, revela toda a vida da pessoa. Ele lê o passado, presente e futuro,  por isso é para ser feito uma única vez, pois consegue resolver todas as questões.





CONTINUE NAVEGANDO: