Muito se comenta sobre a Yoga. Mas o que esta palavra realmente significa? Na verdade, trata-se de uma filosofia muito ampla, que vai muito além de uma prática de atividade física. Trata-se de um caminho a ser seguido pelo praticante, independente de sua fé ou religião, em busca do auto-conhecimento e da harmonização entre corpo e mente.

A palavra Yoga, em sânscrito, quer dizer "união". Mas essas quatro letras também estão relacionadas ao próprio veículo ou meio que leva a esta união. Assim, o que se pretende através do yoga é libertar-se de condicionamentos e preconceitos, na busca pela união com o universo e com o divino, que está em cada um dos seres.

Unindo alimentação saudável, a busca por pensamentos positivos e o amor a si mesmo, o yoga engloba ainda uma série de exercícios físicos, respiratórios e meditativos, que devem ser feitos sempre respeitando-se o corpo e experenciando o presente e a vida no agora, como ela se apresenta.

Por Elizabeth Preático


No dia 31/12 ou até uma semana antes, sente-se em um lugar que goste e possa relaxar e entrar em contato com o seu EU. Acenda uma vela branca, e peça aos anjos que despertem em você a chama do amor universal.  E que com a chama do amor universal, você possa começar o ano novo perdoando e amando as pessoas, principalmente as mais próximas.

Fique em contato com o seu Eu pelo menos uns 10 minutos, em silêncio. E imagine todas as pessoas que deixaram magoas em seu coração, e ao mesmo tempo fale para cada uma delas. “Eu te perdôo por você não ser como eu gostaria que fosse. Eu te perdôo e te liberto”. Dê um forte abraço imaginativo e vá para a próxima pessoa.

Quando acabar, você sentirá uma leveza muito grande.  Agradeça a Deus e os anjos por esse momento.

*Utilize sempre para o bem.

Lembre-se sempre: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.”

Por Andrea Sutil


O poder motivador do sorriso e da boa educação é impressionante, é simplesmente mágico. Todos nós temos aquele dia em que acordamos e parece que tudo vai dar errado e que o clima está nebuloso.

Aí, chega alguém com um “BOM DIA!” com um grande sorriso no rosto, e nosso dia se transforma, conseguimos ver as cores das flores, a beleza de um pôr-do-sol, a música agradável e a alegria de alguma criança jogando bola.

Seu sorriso pode transformar e modificar para melhor seu dia. Um sorriso pode facilitar a sua rotina e seu desempenho profissional melhora.

Por isso, SORRIA!


De acordo com estudos, a prática da Meditação possui efeito oposto ao do estresse no organismo, desacelerando o metabolismo, diminuindo a pressão arterial, a tensão muscular e o rítimo respiratório.

A Meditação ajuda a melhorar a oxigenação do sangue, auxilia no equilíbrio dos batimentos cardíacos e da respiração, proporcionando um estado de relaxamento e tranquilidade.

Meditar ajuda no tratamento da Enxaqueca, Gastrite, Tensão Pré-Mestrual (TPM), Arritimias cardíacas, Problemas circulatórios, Hipertensão e várias doenças.

Ao se relaxar, o corpo libera uma substância chamada serotonina, que atua no cérebro proporcionando sensação de bem-estar.

A Meditação ainda ajuda a rejuvenescer, pois estimula o DHEA, hormônio associado à juventude.

Há pesquisas que comprovam que a meditação ajuda no tratamento da depressão, pânico, ansiedade e insônia.

Para se tornar uma pessoa menos estressada e irritada a prática diária da meditação é a forma mais eficaz de prevenir doenças, equilibar o corpo, a mente e o espírito trazendo mais tranquilidade, calma e muita paz ao nosso corpo e à nossa vida.


Qi Gong é uma técnica que pode melhorar a sua energia. Qi significa ar, sopro ou energia e Going é treinamento ou exercício.

Esta técnica milenar de origem taoísta, tem por objetivo treinar a energia vital, para que ela fique em equilíbrio e promova saúde e vitalidade. É fundamentada nos princípios da medicina tradicional chinesa.

Os exercícios do Qi Gong combinam alongamentos, respiração sincronizada, concentração e meditação. A pessoa deve se concentrar na raiz do Qi enquanto movimenta o corpo, que é o centro de energia vital. Esta técnica faz com que as pessoas consigam armazenar energias e direcioná-las para as àreas do corpo que mais necessitam. Ao final, a pessoa se sente mais dispostas e com uma sensação de bem-estar e paz interior.


Os incensos ajudam a energizar positivamente o ambiente. São purificadores e condutores de energias positivas, tanto para os locais, como para as pessoas. O ideal é acender o incenso todos os dias, ou, caso não seja possível, de 3 em 3 dias.

Segure o incenso e percorra pela casa, fazendo um meditação ou oração positiva para atrair bons fluidos e afastar tudo o que é negativo.

Confira quais incensos são mais adequados para o seu signo:

Áries: mirra, almíscar, ópium, rosa musgosa e alecrim.

Touro: orquídea, sândalo, camomila e arruda.

Gêmeos: canela, eucalipto e âmbar indiano.

Câncer: jasmim, maçã rosada e cânfora.

Leão: rosa branca, cedro, sândalo vermelho e amor-perfeito

Virgem: cravo-da-índia, canela, rosa musgosa e benjoim.

Libra: eucalipto, calêndula, jasmim e orquídea.

Escorpião: flor do campo, almíscar canforado e lótus.

Sagitário: alecrim, alfazema e sândalo amarelo.

Capricórnio: Cravo-da-índia, sândalo vermelho e arruda.

Aquário: flores do campo, cedro, eualipto e rosa branca.

Peixes: jasmim, cânfora, mirra e sândalo amarelo.


Meditar para os ocidentais significa refletir sobre algo, para os orientais, meditar é algo bem mais amplo, é entar num estado de consciência sã para atingir uma melhor auto-compreensão.

A meditação nos ensina a desvendar como somos, como o nosso corpo funciona, como agimos em determinadas situações, enfim, iremos aprender a nos conhecer melhor para conseguirmos resolver os problemas que nos afligem por dentro.

A prática da meditação requer muita disciplina e regularidade.

Aprenda a meditar com as lições do vídeo abaixo:


Segundo a mitologia hindu Shiva é o Deus da transformação. Ele domina a energia do Tamas, que representa a ignorância ou inércia que deve ser eliminada para a renovação

Todas as últimas noites de Lua Minguante são as Noites de  Shiva, e no décimo quarto dia do mês hindu de Phalgun temos o Maha Shivaratri, que é o casamento de Shiva e Parvati, onde é realizada a Tandava Ntritya, ou seja, a dança da criançao, presevação e destruição.

Em nosso calendário, o Maha Shivaratri ocorrerá neste ano no dia 06 de março. Segundo os hindus, a Lua está diretamente relacionada com a mente, e no dia de Maha Shivaratri é a oportunidade para transformar a nossa mente, é o momento de se livrar dos pensamentos ruins, dos venenos da mente que trazem infelicidades e renovar, transformar, deixá-la mais sadia, mais pura, mais limpa. Assim é possivel viver uma vida mais plena e mais feliz.

Neste dia é bom realizar uma meditação e entoar  o mantra de Shiva “Om Namah Shivaya


A meditação é um momento único, e deve estar associada a um ambiente tranquilo, calmo, sem distrações. 

Para se fazer uma boa meditação a escolha de um bom fundo músical é fundamental, por isso a escolha correta do som da meditação deve ser feito antes de realizar a prática.

Para isso, selecione a sua trilha sonora, escolha músicas que tenham mais a ver com a sua personalidade, seu estilo de vida. Não adianta você tentar meditar com músicas orquestradas se não é o tipo de som que te agrada.

Vale qualquer tipo de música, instrumental, orquestrada, clássica, com letra, sem letra, o ideal são músicas que te tragam paz de espírito, que encham o seu coração de amor. 

Evite escolher músicas tristes, que lembram algum romance vivido no passado ou que te tragam lembranças desnecessárias. O momento da meditação deve fazer com que você se esqueça de tudo e de todos, que viva o momento só com você. 

Não é bom também músicas muito energéticas, muito animadas, que fazer você querer levantar e sair dançando. Este tipo de música ou invés de acalmar, podem fazer com que você fica ainda mais agitada.

Algumas sugestões: músicas indianas, clássicas, barrocas ao som de violões, cravos e flautas, música instrumental de pianos, violão ou orquestradas. 





CONTINUE NAVEGANDO: