Como todos os oráculos, os BÚZIOS tem sua origem em uma civilização antiga, não concretamente definida, acreditando-se ter sido em tempos pré-egípcios ou talvez atlantes, onde sua primeira forma era o chamado oráculo de Ifá (Opon Ifá ou Opelê Ifá), que necessitava de um tabuleiro, um bastão de madeira ou marfim e 16 coquinhos de dendê. Pela tradição Ifá, o oráculo só poderia ser lido por mulheres, pela sensibilidade as coisas além da compreensão.
Hoje temos uma adaptação desenvolvida pelos africanos, sendo necessário um tabuleiro e 16 conchas, podendo ser usada até 32, conforme o médium. O jogo é lido através do auxílio de Orixás, entidades divinizadas que se manifestam conforme a disposição das conchas, que caem no tabuleiro de forma "aberta" (com a abertura serrilhada para cima) ou "fechada" (com a forma arredondada para cima), podendo ou não mesclar entre abertas e fechadas, onde as posições definem qual Orixá fala e aconselha individualmente naquela jogada.
Com a chegada dos escravos ao Brasil, se perde a essência feminina dos oráculos e até hoje ele é utilizado por mulheres e homens, para o aconselhamento espiritual, guiados sempre pelos Orixás, que respondem precisamente, necessitando apenas da mentalização da pergunta. As próprias entidades trabalham em conjunto para indicar o caminho mais correto ao consulente. Devo lembrar que este método por si só não funciona, sendo necessário o médium ter domínio e afinidade com o oráculo, nunca se esquecendo do livre arbítrio dos seres humanos.
Quando todos os búzios "se fecham", os Orixás devem ser respeitados, assim como as mulheres não devem se consultar estando menstruadas e homens após um período de 24 horas após a relação sexual. O consulente deve estar 'limpo' espiritualmente e nessas condições não há como realizar a leitura. Jogo fechado representa uma reflexão para o consulente, que deve retornar em um outro momento.
Os búzios ainda podem ser empregados em oferendas, guias, rituais, colares e pulseiras dos médiuns, tendo como objetivo uma proteção ou pedido. Não podemos nunca nos esquecer da miscigenação dos povos, adaptações e outras variações, que influenciam em informações acerca de suas origens e formas de leitura, sendo esta apenas uma ferramenta simples para a compreensão de você leitor.
Por Ivi
Descubra o que os astros têm reservado para esta semana! Descubra o que os astros têm reservado para esta semana!… Leia Mais
Explore como os astros influenciam sua escolha de carreira. Descubra qual profissão brilha sob a luz do seu signo do… Leia Mais
O universo dos signos é fascinante e muitas pessoas acreditam que eles podem revelar muito sobre a personalidade e o… Leia Mais
Relações afetivas, intelecto e as emoções serão o centro das atenções dos astros para fevereiro de 2023. Muitos signos também… Leia Mais
A roda do zodíaco é um sistema de divisão do céu em 12 setores, cada um representando um dos 12… Leia Mais
Descubra o que os astros mostram sobre cada um dos 12 signos para o próximo ano. Todos nós queremos começar… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies