Quando Montar a Árvore de Natal 2021 – Dia Certo

Saiba aqui os motivos e quando é o dia certo para montar a sua árvore de Natal em casa.

Com o ano de 2021 terminando, já se começa a pensar na decoração de Natal. Confira quando, de acordo com a tradição, é hora de montar sua árvore.

A chegada de novembro, acende o alerta para as festas de final de ano. Pessoas e comércio começam a se preparar para o evento. O Natal, para muitos, é uma data muito importante. Enfeitar a casa para a comemoração é uma tradição antiga que continuou a ser mantida até os dias atuais. Entre os principais cuidados, está a montagem da árvore natalina. Essa preocupação com esse elemento considerado tão importante vai além da compra dos adereços que irão decorá-la. A data certa para que ela possa ser montada também é alvo de dúvidas e discussões entre os que gostam de tê-la em suas salas nessa ocasião.

Muita gente, neste momento, já está comprando itens para a festa de Natal. Guirlandas, pisca-pisca, bolas coloridas e demais objetos provavelmente estão no carrinho de compra de diversos consumidores. Mas será que existe um dia certo para que a montagem da árvore seja realizada? É sobre isto que vamos falar.

Sabemos que a origem da festa de Natal é religiosa. Mas muitos que a comemoram o fazem de forma distinta e por motivos diversos. Alguns nem sequer têm fé cristã. Apenas gostam de comemorar a chegada do fim de ano e a união da família.

Dia da montagem da árvore: diferença mesmo entre os cristãos

Veja como o dia da inauguração da árvore de Natal pode ser diferente dependendo da crença de cada um. Para os católicos que estão no Brasil e seguem o calendário litúrgico, neste ano de 2021, a árvore será enfeitada no dia 28 de novembro. É nessa data que cai o primeiro domingo do Advento.

Leia também:  Signos no Amor - Como Agem Quando Estão Apaixonados

Mas essa data não é igual para católicos de todos os lugares. Na Itália e em Portugal, por exemplo, os católicos montam a sua árvore no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição e que celebra o momento da concepção da Virgem Maria. Embora esse dogma seja venerado também por cristãos anglicanos e ortodoxos, esses não seguem as mesmas datas. Para os cristãos egípcios, coptas e russos, o momento de enfeitar sua árvore deve ser após o dia 25 de dezembro. O Natal para eles acontece mais tarde, no dia 7 de janeiro.

No Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, seguindo o calendário litúrgico, a árvore também é montada no final do mês de novembro.

Nos Estados Unidos, a tradição é fazer a decoração de Natal um dia após o Dia de Ação de Graças. A data desta comemoração este ano será em 25 de novembro.

No Reino Unido e na Austrália, durante muito tempo, fazer a decoração natalina antecipada não era vista com bons olhos. Para eles, isso poderia trazer má sorte. É comum que lá só aconteça entre os dias 22 e 24 de dezembro. A origem da tradição seguida por eles seria alemã.

Data para se despedir da árvore de Natal na sala

Da mesma forma que não há um consenso sobre a data da inauguração, o desmonte da árvore pode acontecer em datas diferentes, de acordo com cada tradição.

Os norte-americanos costumam fazê-lo no dia 26 de dezembro, que é denominado por eles de “Boxing Day”. É neste dia que eles fazem a troca de presentes e oferecem doações às pessoas necessitadas. O dia também é reservado para as já tradicionais promoções de final de ano.

Leia também:  Signos do Zodíaco que Gostam de Viver em Paz e Tranquilidade

Para os brasileiros, como também para vários povos de outros países, a tradição manda que a árvore seja desfeita apenas no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Neste dia, são homenageados os três Reis Magos que teriam ido visitar Jesus após o nascimento e levado a ele alguns presentes.

Para o Vaticano, o fim das comemorações de Natal deve acontecer logo após o dia em que é celebrado o Batismo de Jesus, 12 de janeiro. Assim, no dia 13 de janeiro o Vaticano já pode desmontar a sua árvore natalina.

Porém, mesmo que as datas sejam diferentes, o espírito natalino é o que de fato importa para todos. Portanto, se prepare para enfeitar sua árvore com muita alegria.

Henri Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *