Pode-se dizer que uma vela possui três funções: Proporcionar Luz, Fazer Oferendas e Propiciar Energização. Primeiramente, cito sua invenção, que se deu em tempos Medievais, onde seu intuito era emitir luz, substituindo as tochas, pelo grande acúmulo de sujeira em ambientes fechados e numerosos casos de incêndios.
Quando a limitação das tochas foi percebida, se encontrou a eficácia e a liberdade que um tipo peculiar de vela da época (inventada com gordura animal e pavio de fibra vegetal) possuía, tornando a vela a mais "moderna" fonte de luz daquele tempo.
Ao passar dos séculos, outras formulações foram inventadas, até se chegar à qual encontramos hoje, com base de parafina.
As funções de uma vela não param na iluminação. Em segundo plano, ela é usada como oferenda a Santos, Orixás e Entidades, como uma demonstração de urgência de solução para nossos pedidos, abrindo os caminhos deles até nós, através da luz que o fogo proporciona.
Ainda como terceira opção, podemos fazer a liberação de energias. Como exemplo de velas energéticas, posso citar as aromáticas que têm por finalidade harmonizar o ambiente onde elas se encontram. Sua chama tem a função de queimar as energias ruins, com a liberação de fluídos benéficos, causando ao ambiente a transmutação, efeito pelo qual se ocasiona não apenas a mudança do estado de uma matéria, mas também de sentimentos, necessidades e a renovação de seu próprio espírito.
Por Ivi Izys
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?